Uma breve reflexão...
Neste
confronto com uma página em branco e o que vou ou não vou escrever, perco-me
num espaço temporal que é muito anterior à realização desta acção e que, de
algum modo, me pode orientar nesta breve reflexão. É, neste contexto, de uma
memória ainda muito presente, que relembro o modo, quase sempre informal, como
me fui relacionando, através dos tempos, com a Web em geral e a “2.0” em
particular, numa aprendizagem quase sempre feita com a didáctica da “tentativa
e paciência q.b” e “pergunta aqui e ali”. A par deste autodidatismo tive uma breve
experiência de, também no contexto de uma formação RBE, conhecer alguns
serviços e aplicativos que se revelaram úteis na conceção e produção de alguns
materiais da BE e que suscitaram a minha motivação para conhecer mais sobre o
mundo da Web 2.0.
Esta
formação reflete, assim, uma resposta ao meu interesse
pessoal e profissional por esta temática que tem, obviamente, reflexos
positivos no trabalho e nos desafios da BE. Considero que o elemento
aglutinador desta ação não se centrou, particularmente, na mostra e exploração
das várias ferramentas, mas sim na conceptualização e na funcionalidade pedagógica
das mesmas, abrindo, nesta perspetiva, novos horizontes e um maior sentido
crítico na regulação e utilização de alguns dos instrumentos apresentados.
As
desconfianças e as dúvidas colocadas face à análise e comparação de alguns
instrumentos pôs a nu, em jeito de banca de laboratório virtual, muitas das
suas funcionalidades. O ónus não está na utilização de certas ferramentas,
consideradas “negativas” em sala de aula ou na BE, mas sim no desconhecimento das
suas potencialidades. Dei, particular importância aos contributos colaborativos
e/ou participativos de alguns instrumentos que ganham sentido na lógica de uma
pedagogia socio-construtivista.
Tenho consciência que este “comboio” não vai parar muito tempo na estação…e, muitas das vezes, nem vai parar! Sem medos…temos que estar preparados o apanhar!
Sem comentários:
Enviar um comentário