5ª sessão

Uma breve reflexão...



Neste confronto com uma página em branco e o que vou ou não vou escrever, perco-me num espaço temporal que é muito anterior à realização desta acção e que, de algum modo, me pode orientar nesta breve reflexão. É, neste contexto, de uma memória ainda muito presente, que relembro o modo, quase sempre informal, como me fui relacionando, através dos tempos, com a Web em geral e a “2.0” em particular, numa aprendizagem quase sempre feita com a didáctica da “tentativa e paciência q.b” e “pergunta aqui e ali”. A par deste autodidatismo tive uma breve experiência de, também no contexto de uma formação RBE, conhecer alguns serviços e aplicativos que se revelaram úteis na conceção e produção de alguns materiais da BE e que suscitaram a minha motivação para conhecer mais sobre o mundo da Web 2.0.

Esta formação reflete, assim, uma resposta ao meu interesse pessoal e profissional por esta temática que tem, obviamente, reflexos positivos no trabalho e nos desafios da BE. Considero que o elemento aglutinador desta ação não se centrou, particularmente, na mostra e exploração das várias ferramentas, mas sim na conceptualização e na funcionalidade pedagógica das mesmas, abrindo, nesta perspetiva, novos horizontes e um maior sentido crítico na regulação e utilização de alguns dos instrumentos apresentados.

As desconfianças e as dúvidas colocadas face à análise e comparação de alguns instrumentos pôs a nu, em jeito de banca de laboratório virtual, muitas das suas funcionalidades. O ónus não está na utilização de certas ferramentas, consideradas “negativas” em sala de aula ou na BE, mas sim no desconhecimento das suas potencialidades. Dei, particular importância aos contributos colaborativos e/ou participativos de alguns instrumentos que ganham sentido na lógica de uma pedagogia socio-construtivista.

Tenho consciência que este “comboio” não vai parar muito tempo na estação…e, muitas das vezes, nem vai parar! Sem medos…temos que estar preparados o apanhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário